Clássico é transmitido em tempo real pela internet pela primeira vez
![]() |
| Clássico terminou empatado. Brasil 2x2 Pelotas Foto: Moizes Vasconcellos |
Na frente do estádio Boca do Lobo muitos torcedores não conseguiram entrar. Se fosse como nos outros jogos, o clássico Bra-Pel 350 poderia acabar ali para a maioria que não passou dos portões. Só que desta vez, áureo-cerúleos e rubro-negros tiveram mais uma alternativa: assistir em uma transmissão ao vivo pela Internet.
O primeiro Bra-Pel a ser transmitido em tempo real pela web surgiu da parceria entre Rede Esportiva (@redeesportiva) e jornal Diário Popular(@diariopopularRS). Depois de ganhar consentimento dos presidentes do Brasil e do Pelotas, e acertar com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, que não haveria divulgação para que não interferisse na venda dos ingressos, a proposta tomou forma. "Mesmo assim o efeito viral depois que a hashtag #Brapelaovivo foi colocada no Twitter foi incrível", conta o coordenador da Web do Diário Popular, Giacomo Bertinetti, ao se referir ao sigilo antes da transmissão.
Uma hora antes de iniciar o jogo já haviam 900 pessoas online aguardando. De acordo com Bertinetti, durante a transmissão, o site do jornal chegou a ter 25 mil acessos, cinco mil a mais do que o que costuma registrar. Também calculou-se uma média de 1.200 computadores conectados à transmissão. Isso tudo gerou ao site 5.462 visualizações apenas no link que indicava o Bra-Pel. Já a audiência do Rede Esportiva chegou a um recorde de acessos, mais de cinco mil visitas.
Através do site do jornal era possível acompanhar o minuto a minuto, que logo no início da partida atingiu o limite de visualizações e impediu que outros usuários conseguissem acompanhar o desdobramento do jogo. Mesmo assim havia o Twitter tanto do jornal como do Rede Esportiva e o ponto alto, a narração do clássico por Bertinetti, Vinícius Guerreiro e Sérgio Cabral. A coordenação técnica era de Maurício Mesquita e as reportagens que levavam a emoção do jogo ficaram com o jornalista Renan Silva. "Passamos todos os desafios das transmissões ao vivo. E foi sensacional!", lembra Bertinetti.
E foi assim que, mesmo com empate, torcedores de todas as partes do mundo tiveram a oportunidade de assistir ao jogo de uma maneira nova, mas não menos vibrante. Foi um clássico que ficou para a história e na memória, que poderá ser resgatada sempre, com apenas um click.
Veja os gols do Bra-Pel 350 transmitido ao vivo pela Rede Esportiva e Diário Popular (22/08/12)
Brasil 2x2 Pelotas

Nenhum comentário:
Postar um comentário