sábado, 25 de agosto de 2012

Leitura infantil em Pelotas

Algumas iniciativas de estímulo à leitura existentes na cidade

Foto: Letícia Schinestsck

 

 

Para incentivar a leitura desde cedo, Pelotas possui algumas iniciativas. A gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), Jussara Cordeiro, conta que a partir de estímulos a ideia é fazer com que as crianças adquiram o hábito de ler desde cedo, para chegarem na adolescência com o gosto pelo livro já consolidado. Jussara explica que todas as 27 escolas municipais possuem acesso ao livro infantil. A SME disponibiliza materiais com historinhas, inclusive para bebês. Depois de qualificada a leitura,é possível que os próprios educadores façam atividades, projetos e trabalhos ligado às histórias.

 
 
 
 
 



Biblioteca Itinerante
A SME possui um ônibus adaptado exclusivamente para crianças. A partir de um agendamento, o veículo vai até a escola junto a uma profissional a secretaria que conta histórias infantis. Além da itinerante, somente para crianças, a SME mantém uma biblioteca aberta à comunidade e com uma Brinquedoteca destinada aos pequenos leitores. A biblioteca fica na Andrade Neves, 2.282, ao lado da central de vagas.
 
Hora do Conto
Todos os sábados a Livraria Vanguarda realiza a Hora do Conto na Vanguardinha, às 15h. As escolas podem igar e marcar a atividade também. Atualmente, quem lê as historinhas é Cibele Fernandes, funcionária da livraria. Ela interpreta e caracteriza os personagens. “Mesmo se tiver apenas uma criança tem Hora do Conto. É sagrado”, diz. O gerente da Vanguarda, André Menaré, explica que foi preciso abrir um espaço exclusivo para as crianças, devido à intensa procura por livros da literatura infantil. “Havia uma espécie de tabu, onde só se entrava em uma livraria para comprar. Hoje este tabu está sendo quebrado, as crianças e os pais entram na loja só para olhar. É uma espécie de biblioteca, só não dá pra levar para casa”, explica.
Também parceiro da Vanguardinha, o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) possui o projeto Hora do Conto, mas com o objetivo de incentivar não só a leitura, mas o conhecimento da cidade, para se apropriarem da história de Pelotas. É um projeto piloto que atualmente acontece no Quiosque Nelson Nobre, com agendamento pelas escolas.
 
Projeto Leitura na Escola (PET-Educação)
A proposta do Grupo Pet se trata de qualificar futuros profissionais a partir de pesquisa, do ensino e da extensão. Na Faculdade de Educação da UFPel, duas professoras como tutoras e 12 alunos visitam as escolas públicas a fim de encampar a ideia pelo projeto “Leitura na Escola”. Isto acontece em parceria e convênio com a Secretaria Municipal de Educação. É o momento em que o futuro educador exerce a função, quando seleciona o material para a leitura e quando interagem com as crianças através da leitura oral. A oralidade é capaz de despertar o hábito de ouvir e de se concentrar em uma narrativa, o que fará diferença mais tarde.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário