Mauro Del Pino, Denise Gigante e Gílson Porciúncula assinaram a lista e confirmaram a candidatura para reitor da UFPel
![]() |
| Candidatos à lista tríplice Denise Gigante, Mauro Del Pino e Gílson Porciúncula em frente ao prédio do Liceu Foto: Moizes Vasconcellos |
Agora são os últimos passos. No último dia 26, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas (Consun/UFPel) aprovou o reconhecimento do resultado da consulta informal à comunidade acadêmica realizada entre maio e junho. Foram 39 votos favoráveis, 21 contrários e três abstenções. A escolha do reitor, vice-reitor e membros da lista tríplice para o mandato 2013-2016 será enviada ao Ministério da Educação (MEC) com os nomes apontados, também, pelos universitários. Ontem os três professores indicados pelo Consun oficializaram suas candidaturas no Liceu.
Os nomes referendados na última reunião do conselho são os dos professores Mauro Del Pino, Denise Gigante e Gilson Porciúncula. A lista da tríplice será definida mesmo na próxima segunda-feira pois um edital foi aberto disponibilizando espaço para outros candidatos que desejam ter seus nomes na lista. Isso tudo oficializado a partir das 8h30min também no prédio do Liceu, em frente ao Largo Edmar Fetter. Neste dia, os universitários deverão ficar concentrados em frente ao prédio para festejar a democracia com uma programação cultural.
Para o candidato Mauro Del Pino, a expectativa é que haja uma resolução rápida para que possa ser iniciado o processo de transição para que a UFPel não sofra com nenhuma descontinuidade. Segundo ele, apesar de não ser uma decisão absoluta ainda, há uma tranquilidade pelo fato de o Consun ter referendado tais nomes. “Ao mesmo tempo em que se encerra um longo processo de apreensão, se deflagra um novo período de celebração da democracia”, diz Del Pino.
Relembre o caso
No dia 26 de setembro, estudantes, servidores e docentes estiveram em frente ao prédio do Liceu para acompanhar a reunião do Consun para decidir como seria feito o processo de eleição do novo reitor da UFPel. Os manifestantes queriam que fosse respeitado o resultado da Consulta Popular Informal que ocorreu entre os meses de maio e junho, em dois turnos, e que elegeu Mauro Del Pino como novo gestor. Até este dia havia apenas um encaminhamento contra a ideia de referendar o processo que se deu através do voto paritário, ou seja, que dá o mesmo peso para todas as categorias. A maioria dos conselheiros se mostrou a favor de referendar a consulta, deixando para os próximos passos a reunião ocorrida ontem no Liceu.



















